Levando a educação para além da sala de aula

Com a tecnologia presente em tempo integral em nossas vidas, fica difícil de nos mantermos concentrados no mesmo local por muito tempo. Com o passar do tempo, verificamos que alguns métodos de aprendizagem se tornaram obsoletos. Então como levar a educação para além da sala de aula?

Salas de aula se tornaram maçantes tanto para alunos quanto para professores. Nem sempre o espaço é amplo e bem ventilado, nem sempre tem uma decoração agradável. Sendo assim, o que podemos fazer?

Caso seja possível (e tenha os elementos necessários disponíveis), aulas práticas sempre animam. Também são proveitosas aulas no jardim: o contato com o meio ambiente reduz os níveis de estresse. Assim aconselha-se a realização de aulas na área externa, atividades no pátio, aulas de leitura na biblioteca (pode-se tentar deixar o ambiente acolhedor com pufs, tapetes, uma música ambiente bem leve e num volume baixo), atividades interativas nas quais os alunos possam usar o celular para gravar sobre o tema (que seja em forma de telejornal, de teatro, de vlog, vale soltar a imaginação), etc.

Uma boa opção é indicar filmes fáceis de serem encontrados em plataformas streaming (Netflix, GloboPlay, Amazon Prime, YouTube) e que abordem o conteúdo da disciplina.

Quando não é possível sair da sala de aula, pode-se deixar o ambiente mais acolhedor, com uma roda de debate, apresentações dos alunos mostrando conteúdos que abordam o mesmo tema da disciplina, seja extraídos de livros literários, músicas, filmes, podcasts, canais de YouTube, dança, enfim, deixar que eles se expressem.

Ferramentas para o desenvolvimento de ideias

Oferecemos cursos sobre algumas ferramentas que podem lhe ajudar. Tratam-se das seguintes Ferramentas de Interação:

Kahoot  é um aplicativo (com versão gratuita) para criação de questionários interativos e gamificados via internet.

Mentimeter – aplicativo que permite a criação de questionários interativos com perguntas de múltipla escolha ou resposta livres, além de outras formas de interação, como nuvem de palavras, escalas, hierarquização de conceitos, etc.

Anchor – aplicativo gratuito para criação de podcasts (arquivos de áudio) com seu celular, para encaminhar aos alunos.

Sala de Aula Invertida

A metodologia de Sala de Aula Invertida prevê uma mudança nos papéis dos professores e dos alunos. Tem muito bom funcionamento em aulas presenciais, mas é especialmente efetiva em aulas híbridas e on-line.

Esses são alguns métodos que podem ajudar a levar a educação além da sala de aula de modo eficaz, leve e interessante.

Conheça nosso trabalho acessando nosso site